Tudo Sobre o Evento
NORMAS

Normas para submissão dos trabalhos

Os trabalhos devem ser elaborados em formato Word extensão .doc e terão a forma de artigo com, no máximo, 10 páginas incluindo a bibliografia. Os arquivos não poderão ultrapassar 2,0 MB, incluindo texto, referências bibliográficas, tabelas, figuras, etc. Todo artigo deverá conter um resumo de 10 linhas. Os resumos devem ser digitados em texto corrido com espaçamento simples, fonte Times New Roman, tamanho 12, sem entrada de parágrafos com a problemática anunciada e desenvolvida, metodologia, conclusões e com três palavras-chaves.

O texto completo deve ser digitado em formato A4 (21 cm x 29, 7 cm), fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, sem entrada de parágrafos, justificado, com as páginas numeradas no canto inferior direito, margens superior e inferior 2,5 cm, esquerda e direita 3 cm.

Deverá conter: título em fonte 14 maiúsculo, centralizado e em negrito, seguido dos nomes completos dos autores centralizados, em espaçamento simples e em fonte 12, com identificação institucional, em tamanho 10 e centralizada, abaixo de cada um dos nomes contendo formação acadêmica, universidade, instituição, grupo de pesquisa vinculado e e-mail.

Abaixo dos nomes e identificação dos autores, trazer a esquerda, em tamanho 12 e em negrito a indicação de um dos eixos temáticos propostos para o evento.

As citações devem contemplar o sistema autor-data (SOBRENOME, ano, p.) e serão mantidas dentro do corpo do texto, com uso de aspas (se até 3 linhas) ou destacadas do corpo do texto, sem uso de aspas, tamanho 11, espaçamento simples, com recuo de 4 cm (se mais de 3 linhas). As notas devem estar no final de cada página do texto, conforme as normas da ABNT vigentes. Figuras, tabelas e quadros deverão ser inseridos no interior do texto, devidamente numerados de modo seqüencial à entrada no artigo.

Os trabalhos que não atenderem aos critérios estabelecidos não serão submetidos à avaliação. A revisão ortográfica e gramatical é de responsabilidade dos autores. Não caberá recurso da decisão dos avaliadores acerca da aprovação/rejeição dos trabalhos submetidos.

As especificações de editoração estão contidas neste Modelo.

OBS: Não avaliaremos resumos, apenas trabalhos completos.

Apresentação – os trabalhos aprovados serão apresentados oralmente ou em forma de pôster a critério da comissão científica. Os trabalhos orais terão até 10 minutos (10’) para sua apresentação, sendo distribuídos nos eixos temáticos alusivos às comunicações orais. O único recurso de apoio às apresentações será o projetor digital (data show), cabendo a cada autor-apresentador providenciar outros meios auxiliares necessários diferentes do citado, bem como preparar os slides e demais materiais para explanação. Receberá certificado de apresentação somente o autor-apresentador, com os nomes dos demais autores.

Trabalhos apresentados em forma de pôster

Normas: Os trabalhos selecionados para exposição deverão ser apresentados como um pôster de formato final não inferior a 90cm de largura e 120cm de altura. O pôster deve conter introdução, objetivos, procedimentos metodológicos, resultados, considerações finais e referências bibliografias. O texto, ilustração, etc. devem ser escritos em fonte de tamanho suficiente para que seja lido a uma distância de dois metros.

Plantão Pôster - É obrigatória a presença do autor apresentador no Plantão Pôster para prestar eventuais esclarecimentos aos participantes e aos componentes da Comissão Científica. Lembramos que esta consulta será facultativa.

O Plantão Pôster será realizado nos dias 11, 12 e 13 de abril das 17h00 as 19h00. Os pôsteres deverão ser afixados no local a ser indicado na programação na data de apresentação e na posição a ser determinada pela Comissão Organizadora durante o evento.

Será divulgada a lista com o dia e horário dos trabalhos aprovados para pôster, onde cada autor-apresentador cumprirá o plantão de duas horas em apenas um dos dias do evento. A Comissão Organizadora divulgará através do e-mail do responsável, os trabalhos selecionados para cada dia até o dia 29 de fevereiro de 2012. É obrigatório que o autor-apresentador esteja presente durante a respectiva Sessão de apresentação de seu Pôster.

A montagem e retirada do pôster é de inteira responsabilidade do(s) autor(es) e deverá ter um barbante para sua fixação.

Os pôsteres em não conformidade com as instruções especificadas e nem afixados no período estabelecido, estarão sujeitos à desclassificação pela Comissão Científica.

Após o término do tempo previsto os pôsteres devem ser retirados, caso contrário, serão deliberadamente retirados pela Comissão Organizadora ficando esta isenta de qualquer ônus acerca da destinação final de pôsteres não retirados junto à Organização do evento.

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