III Ciclo de Palestras do GEOPLAN
LINHAS DE PESQUISA

DINÂMICA E AVALIAÇÃO AMBIENTAL

Objetivos: Realizar estudos básicos e aplicados relacionados à dinamicidade, variação, estrutura e composição dos sistemas ambientais. Avaliar processos de degradação, recuperação e outros decorrentes da ocupação humana dos sistemas biofísicos. Formular iniciativas de planejamento territorial consonantes à integridade biofísica dos sistemas ambientais analisados, tendo em vista o caráter (des)agregador do processo de materialidade do trabalho no espaço geográfico.


EDUCAÇÃO/GESTÃO AMBIENTAL

Objetivos: Desenvolver pesquisas e ações de extensão voltadas à ação educativa no âmbito da gestão ambiental comunitária e de espaços territoriais protegidos. Realizar estudos relacionados à inserção da educação ambiental nas esferas não-formal e formal.


GEOECOLOGIA/FITOGEOGRAFIA APLICADA

Objetivos: Avaliar potencialidades e vulnerabilidades dos recursos existentes nos sistemas ambientais sergipanos, analisando-os sob um ponto de vista integrador do planejamento territorial.


PLANEJAMENTO TERRITORIAL E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO

Objetivos: Analisar os processos de configuração dos territórios sob a égide da categoria trabalho na ontologia e nos desdobramentos da ação das coletividades humanas em termos de apropriação dos territórios, enfatizando os interesses conflitantes da sociedade no/sobre o espaço geográfico. O substrato histórico também será o norte dessas atividades. Análises das políticas públicas protagonizadas por entidades estatais (União, Estados e Municípios) e sua repercussão no processo de valorização do espaço.

Sombra esquerda
sombra_dir